REGULAMENTO

    Confira as regras para participar do Prêmio Top Educacional

    TOP2023 iconeRegulamento

    MATERIAL DE APOIO

    Faça o download dos arquivos de divulgação do Prêmio

    TOP2023 iconeMaterial

    O Prêmio

    Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério é uma iniciativa reconhecidamente exitosa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e que faz parte integrante do calendário de eventos educacionais do país. 

    O “Top”, filho dileto do presidente Édson Raymundo Pinheiro de Souza Franco, nasceu em dezembro de 1992, tendo realizado o primeiro concurso em 1993. A partir de 1997, passou a ser denominado Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério para reverenciar a memória de um dos fundadores da ABMES e de uma fulgurante personalidade da cultura brasileira do século XX.

    A iniciativa busca identificar e divulgar ações inovadoras no campo da educação nas áreas de ensino; iniciação científica/pesquisa; extensão; avaliação institucional; processo de gestão; inclusão social; sustentabilidade e ação criativa educacional relevante. 

    A ABMES acredita que a inovação é elemento essencial para que as instituições de educação superior estejam alinhadas com as mudanças e necessidades da sociedade. Se não estiverem em sintonia com esse contexto, inclusive, as instituições não conseguem cumprir com a responsabilidade social que é intrínseca à sua razão de existir.

    Participação

    Para participar é preciso ter vínculo institucional com alguma IES, que pode ser pública ou particular, associada ou não à ABMES. Essa abertura demonstra o caráter democrático e articulador do Prêmio. Além de reconhecer as boas ações desenvolvidas no âmbito de instituições de educação superior de todo o país, sem qualquer distinção, a iniciativa tem como objetivo dar visibilidade às soluções inovadoras encontradas por elas. Mais do que servir como exemplo, a Associação acredita na força das iniciativas premiadas enquanto tecnologias sociais que possam ser replicadas por outras instituições.

    As propostas concorrentes devem contribuir para o cumprimento da responsabilidade social das instituições, para a melhoria da qualidade do ensino que oferecem e para a formação do cidadão e do profissional. Além disso, devem ter um efeito multiplicador, isto é, se tornarem referências para outras instituições. Importante esclarecer que a comprovação dos resultados obtidos com as ações planejadas e implantadas representa um item obrigatório no escopo dos projetos.

    As instituições de educação superior (IES) participantes concorrerão a um prêmio no valor de R$ 16 mil.

    Para mais informações acesse o regulamento do Prêmio.

    Subcategorias