REGULAMENTO

    Confira as regras para participar do Prêmio Top Educacional

    TOP2023 iconeRegulamento

    MATERIAL DE APOIO

    Faça o download dos arquivos de divulgação do Prêmio

    TOP2023 iconeMaterial

    Edição - 2008

     

    1º LUGAR

     

    Projeto:

    De bem com a Vida

    Coordenadores:

    Gilberto Eiji Shiguemoto
    Jonato Prestes
    João Paulo Botero
    Luciene Maria Barbieri Azar

    Mantenedora:

    Associação das Escolas Reunidas (Asser)

    Mantida:

    Centro Universitário Central Paulista (Unicep)

    Dirigente:

    Dorival Marcos Milani

    Estado:

    SP

    Tel:

    (16) 3362-2111

    E-Mail:

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    Resumo:

    Os problemas enfrentados por mulheres idosas no período pós-menopáusico chamou a atenção dos pesquisadores do Centro Universitário Central Paulista (Unicep), em São Carlos. Com o objetivo de prevenir doenças como osteoporose e osteoartrite, os dois maiores problemas de saúde enfrentados por essas mulheres, o Unicep criou o projeto: “De Bem com a Vida”.

    A pesquisa proporcionou o treinamento de musculação para 40 mulheres, entre 55 e 65 anos de idade, pelo período de um ano. A idéia era comprovar que o treinamento de força pode aumentar a massa e a capacidade muscular de modo a aumentar, também, a massa óssea das pacientes. Dessa maneira, os exercícios físicos atuam como um preventivo à perda óssea. O estudo concluiu que além de melhorar a densidade óssea o treinamento de força melhorou, aguda e rapidamente, a qualidade de vida dessas mulheres.

     

    MENÇÕES HONROSAS

     

    Projeto:

    Ensino Interdisciplinar nas Engenharias Mecatrônica e Mecânica

    Coordenador:

    Rafael Gonçalves Bezerra de Araújo

    Mantenedora:

    Facs Serviços Educacionais S.A

    Mantida:

    Universidade Salvador (Unifacs)

    Dirigente:

    Manoel Joaquim Fernandes de Barros Sobrinho

    Estado:

    BA

    Tel:

    (71) 3271-8150

    E-Mail:

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    Resumo:

    Com o objetivo de incentivar a aplicação prática de conceitos teóricos nos cursos de Engenharia Mecânica e Mecatrônica a Universidade Salvador (Unifacs) desenvolve desde 2006 o programa ARHTE. O projeto prevê que desde o primeiro semestre o aluno realize atividades e interaja de forma empreendedora com o mercado. Dessa maneira, a instituição evita a evasão de alunos, em geral desmotivados com o aprendizado muito teórico dos cursos de Engenharia.

    A iniciativa inovadora permite que os alunos desenvolvam práticas semestrais pré-definidas de forma gradual, orientada e adequadas às grades curriculares dos cursos. No primeiro semestre, por exemplo, o aluno tem que desenvolver um protótipo de braço mecânico, no segundo, uma esteira elevadora horizontal e assim por diante. A instituição também investiu construindo dois laboratórios para o desenvolvimento de protótipos e disponibilizando o tempo do corpo docente para o atendimento dos alunos. A cada semestre as equipes de jovens engenheiros são orientadas a disponibilizar todo o material produzido tais como fotos, vídeos e relatórios de projetos em sites próprios, blogs, comunidades do Orkut ou Youtube. Os resultados são ainda condensados no site oficial do projeto e apresentados na Feira Tecnológica da Unifacs.