REGULAMENTO

    Confira as regras para participar do Prêmio Top Educacional

    TOP2023 iconeRegulamento

    MATERIAL DE APOIO

    Faça o download dos arquivos de divulgação do Prêmio

    TOP2023 iconeMaterial

    Edição - 2012

     

    1º LUGAR

     

    Projeto:

    Controle Ambiental da Universidade de Uberaba

    Coordenadora:

    Ana Claudia Chesca

    Mantenedora:

    Sociedade Educacional Uberabense

    Presidente:

    Marcelo Palmério

    Mantida:

    Universidade de Uberaba (Uniube)

    Dirigente:

    Marcelo Palmério

    Estado:

    MG

    Tel:

    (34) 33198800

    E-Mail:

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    Resumo:

    O Programa Controle Ambiental da Universidade de Uberaba (PCA), iniciado em meados do ano de 2004, surgiu da preocupação da Universidade em adotar um sistema de Gestão Ambiental atento às práticas ecologicamente corretas e socialmente responsáveis.

    As primeiras atividades, dedicadas apenas ao Controle Integrado de Pragas e Vetores, se ampliaram significativamente com a institucionalização do PCA que hoje é composto pelos seguintes segmentos: Controle Integrado de Pragas e Vetores (CIPV); Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS); Programa de Gerenciamento do Controle Microbiológico da Água (PGCMA); Programa de Manutenção de Ar Condicionado (PMAC); Programa do Manejo de Resíduos de Construção Civil (PMRCC) e Programa Universidade Amiga dos Animais (CIPV).

    O Programa de Controle Ambiental da Universidade de Uberaba atua em todos os campi da instituição, com ações pertinentes a cada situação,  e está presente nos seguintes locais: CampusAeroporto; Fazenda Escola; Núcleo de Prática Jurídica; Colégio Ricardo Misson; Clínicas Integradas; Policlínica Getúlio Vargas; Policlínica Ivo Montti; Hospital Veterinário e Hospital Universitário e Campus Uberlândia.

    Nesse contexto, o PCA constitui evolução e sofisticação dos conceitos e estratégias humanas de controle de organismos que venham a implicar em algum tipo de prejuízo à saúde humana, animal e ambiental. O Programa se concretiza por meio de implantação de ações e medidas de orientação, à comunidade escolar e todos os colaboradores da Uniube e se estabelece por meio de uma comissão institucionalizada e permanente que representa todos os campi da Instituição.

     

    MENÇÕES HONROSAS

     

    Projeto:

    Projeto Educação e Saúde na Descoberta do Aprender

    Coordenadora:

    Herminia Maria Lima da Silva e Carlos Augusto Fernandes Eufrásio

    Mantenedora:

    Fundação Edson Queiroz

    Dirigente:

    Fatima Maria Fernandes Veras

    Mantida:

    Universidade de Fortaleza (Unifor)

    Estado:

    CE

    Tel:

    (85) 34773277

    E-Mail:

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    Resumo:

    Trabalhar a Responsabilidade Social na Unifor implica exercer um novo modelo de gestão a partir de um planejamento estratégico, dando suporte a projetos sociais e a programas de voluntariado.

    A Universidade de Fortaleza visa proporcionar a seus alunos a vivência de valores como solidariedade, fraternidade e perseverança e contribuir para o desenvolvimento humanístico e formação de profissionais com comportamento altruísta, para que compreendam seu papel como cidadãos responsáveis pela qualidade de vida da sociedade.

    Articular a teoria à prática e atrelá-las à práxis social constituem os objetivos centrais deste projeto de voluntariado, que busca amenizar a dor de crianças, jovens e idosos que buscam instituições de saúde em tratamento renal, via hemodiálise, vinculando à descoberta do aprender.

    Há 12 anos, o Projeto Educação e Saúde na Descoberta do Aprender proporciona aos pacientes a aquisição de conteúdos básicos do ensino fundamental, procurando minimizar a angústia e a ansiedade no decorrer da realização da diálise, bem como promover a socialização do conhecimento aos que não têm acesso regular, devido à impossibilidade causada por suas limitações.

    Hoje o projeto conta com 23 alunos do curso de graduação da Universidade, sendo que 10 deles recebem bolsa. Esses alunos atendem diariamente a 3 clínicas vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS): Instituto do Rim, Instituto de Doenças Renais e Policlínica do Rim, contribuindo significativamente para a formação de profissionais de excelência e realização de ideais e sonhos por uma sociedade mais justa e solidária.

     

    Projeto:

     

    Esse Rio é Minha Rua

    Coordenadora:

    Ana Luisa Aguilar

    Mantenedora:

    Associação Cultural e Educacional do Pará (Acepa)

    Dirigente:

    João Paulo Mendes Filho

    Mantida:

    Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa)

    Estado:

    PA

    Tel:

    (91) 40099124

    E-Mail:

    Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

    Resumo:

    Desenvolvido pelos alunos do Núcleo Integrado de Empreendedores Juniores do Cesupa, o projeto “Esse Rio é Minha Rua” atua junto às comunidades ribeirinhas do Bom Jardim e Igarapé do Cabresto, ambas situadas no município de Barcarena (PA) e produtoras potenciais de açaí. 
    As ações consistem não só em fortalecer as comunidades beneficiadas, a partir do aproveitamento dos recursos naturais da região de maneira sustentável, potencializando a geração de renda e melhorando a qualidade de vida dos moradores e das futuras gerações, como também permitir a venda direta do açaí para potenciais empresas por um preço justo.

    Para alcance desses resultados, a metodologia inclui cursos técnicos para a produção, módulos para a gestão dos negócios  individuais, módulos de educação e um acompanhamento constante de saúde, por meio dos atendimentos nutricionais, fisioterápicos, odontológicos, médicos, exames, medicamentos e palestras de como cuidar melhor da saúde da família.

    Os módulos desenvolvem conscientização, orientação, treinamento e capacitação, bem como diagnóstico, tratamento e prevenção, com intuito de estruturar as comunidades como um todo, em seus diversos segmentos, de maneira que ao término do projeto, os moradores tenham condições, saúde e segurança para gerirem os seus negócios de forma ecologicamente correta e estejam prontos para analisar, prever e se adaptar às tendências do mercado.