REGULAMENTO

    Confira as regras para participar do Prêmio Top Educacional

    TOP2023 iconeRegulamento

    MATERIAL DE APOIO

    Faça o download dos arquivos de divulgação do Prêmio

    TOP2023 iconeMaterial

    Edição - 1998

     

    1º LUGAR

     

    Título da Proposta:

    "Descentralização da gestão financeira: crédito diferenciado" – Universidade de Santa Cruz do Sul. (Santa Cruz do Sul, RS).

    Coordenador:

    Vilmar Thomé

    Resumo:

    A necessidade de obter recursos visando à qualificação do ensino, da pesquisa e da extensão, levou a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) a criar, em 1988, uma estratégia, a do "Crédito diferenciado", para modificar a situação vigente. Esta opção vem gerando recursos para atender aos investimentos específicos de cada curso de graduação da universidade.

     

    MENÇÕES HONROSAS

     

    Resumo:

    "Projeto de pesquisa de políticas e de desenvolvimento integral participativo de universos sociais periféricos" – Universidade Católica de Brasília. (Brasília, DF)

    Com o advento da globalização da economia, a faixa dos extratos sociais brasileiros marginalizados vem aumentando de maneira progressiva e injusta, alcançando índices alarmantes. Por isso, a Universidade Católica de Brasília (UCB) criou, em março de 1996, o "Projeto de pesquisa de políticas e de desenvolvimento integral participativo de universos sociais periféricos" (Dipar).

    Resumo:

    "Projeto Pepalantus" – Centro Universitário Newton Paiva. (Belo Horizonte, MG)

    Após setembro de 1998, quem visitou o Parque Nacional da Serra do Cipó percebeu que existe uma conscientização geral dos turistas em relação à preservação ambiental da região. E isso é fruto do "Projeto Pepalantus" (nome de uma planta muito comum no local) desenvolvido pelo Laboratório do Departamento de Estudos Turísticos do Cento Universitário Newton Paiva (Unicentro). A partir de um convênio com o Ibama, foi possível criar um trabalho de educação ambiental na Serra do Cipó e também viabilizar o turismo ecológico. O Unicentro torna-se assim a única instituição universitária a adotar um parque nacional.