REGULAMENTO

    Confira as regras para participar do Prêmio Top Educacional

    TOP2023 iconeRegulamento

    MATERIAL DE APOIO

    Faça o download dos arquivos de divulgação do Prêmio

    TOP2023 iconeMaterial

    Mário Palmério

    mario palmerio

       Mário Palmério não foi o que podemos chamar de hóspede bem comportado. Ele queria conhecer tudo do mundo, indagar sobre o destino de todos os caminhos, e investigar não só a natureza, mas também penetrar no coração e nos sonhos dos homens.  

    Mauro Santayana

     

    Mário de Ascenção Palmério nasceu na cidade de Monte Carmelo, em Minas Gerais, no dia 1.º de março de 1916. Era bom de “prosa”, mas não era bom de riso – “somente o vozeirão e os gestos de mão impositivos é que reinavam na personalidade dele feito num rei de boa estirpe”, disse José Humberto Henriques.

    Empreendedor e com experiência na área educacional, Mário construiu, na cidade de Uberaba, em 1945, um conjunto de edifícios que daria origem às Faculdades Integradas de Uberaba e, posteriormente, à Universidade de Uberaba.

    Escritor, é autor de livros famosos como “Vila dos Confins” e “Chapadão do Bugre”. Político, Mário foi eleito deputado federal por dois mandatos. Embaixador do Brasil no Paraguai, tornou-se compositor de grande prestígio no meio artístico de Assunção, cidade em que compôs a sua mais famosa guarânia, intitulada “Saudade”. 

    O reconhecimento do valor literário de sua obra veio com a eleição, em 4 de abril de 1969, para a vaga de Guimarães Rosa na Academia Brasileira de Letras.

    Após longo período de permanência na Amazônia, por onde morou e viajou por mais de oito anos num barco, em busca de novos temas e novos ambientes para seu ofício de novelista, regressou à Uberaba para reassumir seus encargos educacionais. Em outubro de 1988, Mário assistiu, no Gabinete do Ministro da Educação em Brasília, à assinatura do reconhecimento da Universidade de Uberaba, assumindo logo em seguida a reitoria dessa instituição, permanecendo no cargo até abril de 1996, quando faleceu.

    Nada mais justo, pois, que Mário Palmério se tornasse o patrono do Prêmio Top Educacional. Sua vida e saga são estímulos à criatividade, à originalidade e à inovação e uma referência para a ABMES dar continuidade a esse trabalho.

    Parafraseando Santayana, a ABMES quer como Mário conhecer um número cada vez maior de propostas; divulgar os seus resultados; trazer novas referências para as IES e quem sabe também penetrar no coração e nos sonhos das pessoas idealistas que acreditam no poder de transformação da educação.