REGULAMENTO

    Confira as regras para participar do Prêmio Top Educacional

    TOP2023 iconeRegulamento

    MATERIAL DE APOIO

    Faça o download dos arquivos de divulgação do Prêmio

    TOP2023 iconeMaterial

    “Hoje em dia nossa faculdade inteira gira em torno da inovação”

    smart campus facens

    Para a coordenadora do projeto Smart Campus Facens, que venceu da 22ª edição, a visibilidade nacional e internacional da ABMES é essencial para o sucesso dos trabalhos ganhadores. Depois da premiação, a faculdade teve uma sequência de reconhecimentos que ajudaram a instituição a conseguir mais parceiros, professores, alunos e investimentos

    “Ganhar o Prêmio Top Educacional nos abriu portas em espaços nacionais e internacionais, além de ter incentivado o nosso crescimento. Um reconhecimento desse nível ajudou a tornar o projeto um dos principais investimentos da Faculdade de Engenharia de Sorocaba”. A afirmação foi feita por Regiane Relva Romano, coordenadora geral da iniciativa vencedora da 22ª edição do Prêmio Top Educacional Professor Mário PalmérioSmart Campus Facens.

    A ação, que desenvolve, implementa, testa, analisa e replica soluções para cidades inteligentes, utilizando o campus universitário como área para estudos das soluções que possam ser replicadas nas cidades, foi escolhido, em 2016, por uma comissão julgadora formada por quatro personalidades da área educacional e recebeu o grande prêmio de R$ 10 mil.

    A coordenadora explicou que, depois da premiação, a faculdade teve uma sequência de reconhecimentos que ajudaram a instituição a conseguir mais parceiros para o projeto, mais professores, mais alunos, mais investimentos e a ter maior visibilidade interna e externa.

    “Hoje em dia, devido a reconhecimentos como esse da ABMES, nossa faculdade inteira gira em torno da inovação e da mudança de paradigmas dos cursos para que todos olhem para as cidades inteligentes, humanas e sustentáveis como uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, explicou Regiane. “A ABMES tem visibilidade dentro e fora do país, ou seja, os projetos que são reconhecidos pela Associação ganham uma enorme repercussão”, acrescentou.

    Hoje, a iniciativa, que prioriza a transformação de problemas reais em soluções aplicáveis no contexto urbano, alinhando-as com as necessidades, crises e desafios do Brasil para as próximas décadas, dá suporte ao Smart City do Inmetro. Realizado em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o projeto está criando, no Rio de Janeiro/RJ, um ambiente de demonstração, teste e certificação de tecnologias para as cidades inteligentes.

    Exemplo para outras instituições

    Após a repercussão gerada pela premiação, diversas instituições entraram em contato com a coordenação do projeto e iniciaram a construção de campiinteligentes por todo o Brasil, como o Dextra, da Universidade de Brasília (UnB), que foi inspirado no Smart Campus Facens.

    Menções honrosas

    Além do prêmio principal, a iniciativa fornece até duas menções honrosas no valor de R$ 2.500 cada. Na 22ª edição, elas foram concedidas à Universidade de Brasília (UnB), que concorreu com o projeto "Método Trezentos: Aprendizagem ativa e colaborativa", e à Universidade Positivo com a iniciativa "Formação de professores: sucesso na inovação do curso de Pedagogia".

    23ª edição
    As inscrições para a edição de 2018 do Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério já estão abertas. Para participar é preciso ter vínculo institucional com alguma IES, que pode ser pública ou particular, associada ou não à ABMES.

    Confira o regulamento.

    Sobre o prêmio

    O Prêmio Top Educacional foi criado em dezembro de 1992, pelo então presidente da ABMES, Édson Raymundo Pinheiro de Souza Franco. Em 1997 passou a ser denominado Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério, em homenagem ao fundador da Universidade de Uberaba, falecido em 1996. Palmério era educador, político, músico, diplomata e escritor. São de sua autoria as obras Vila dos Confins e Chapadão do Bugre. Em 1969, o professor assumiu a vaga de Guimarães Rosa na Academia Brasileira de Letras.