1.º LUGAR

Projeto:

PROMOVENDO A CIDADANIA E O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS VALORIZADAS PELO MUNDO DO TRABALHO

Coordenador:

Fabiano Bachmann

Mantenedora:

Senai SC

Mantida:

Faculdades de Tecnologia Senai SC

Florianópolis
São José
Itajaí
Brusque
Blumenau,
Joinville
Jaraguá do Sul
Rio do Sul
Luzerna
Concórdia
Chapecó

Dirigente:

João Roberto Lorenzett
Valério Duarte
Antônio Duarte
Jacir Lenzi
Hildegarde Schlupp
Newton Gilberto Saloman
Marcos Hollerweger
Claudemir Bonatto
Ivania Biazussi

Estado:

SC

Tel:

(48) 3231-4221

E-Mail:

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Resumo:

Os cursos superiores de tecnologia (CST) das Faculdades de Tecnologia do Senai SC têm como eixo norteador o “Programa Educação por Competências”.

Inicialmente destaca-se a etapa de concepção de qualquer CST: o curso é criado a partir da identificação de tendências e demandas comprovadas e em articulação com os principais segmentos da sociedade, por meio de uma metodologia consolidada pelo Senai. Tais demandas e tendências são traduzidas em termos de competências, habilidades, atitudes e valores que, por sua vez, norteiam o processo de elaboração do desenho curricular do curso.

A proposta pedagógica é pautada na formação com base em competências: flexibilidade, interdisciplinaridade, contextualização, desenvolvimento de capacidades, “aprender a aprender”, aprendizagem significativa, integração entre teoria e prática, avaliação e afetividade que definem os princípios norteadores da prática pedagógica e de todo o processo formativo.

Do ponto de vista institucional, a avaliação da qualidade do produto, vai ao encontro da metodologia de avaliação proposta pelo Ministério da Educação.

MENÇÕES HONROSAS

Projeto:

MODELOS SIMULADOS PARA O ENSINO DE TÉCNICA OPERATÓRIA

Coordenador:

Carlos Roberto Carvalho Leite

Mantenedora:

Ministério da Educação

Mantida:

Universidade Federal da Paraíba

Dirigente:

Rômulo Soares Polari

Endereço:

Cidade Universitária

Cidade:

João Pessoa

Estado:

PB

CEP:

58.051-900

Tel:

(83) 3216-7220

Fax:

(83) 3216-7181

E-Mail:

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Resumo:

Novo recurso de ensino implantado na Disciplina de Bases da Técnica Cirúrgica, do Curso de Graduação em Medicina, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), representado pelo desenvolvimento e aplicação dos Modelos Simulados, cujo objetivo é simular procedimentos básicos em cirurgia.

Os modelos foram construídos, artesanalmente, a partir de materiais de fácil disponibilidade, alguns dentro do próprio ambiente hospitalar. Como resultado, percebe-se que os modelos oferecem ao aluno a aquisição de destrezas e automatismo, o aprimoramento de padrões de ação e a fixação de habilidades específicas

Além do baixo custo e fácil manipulação, os modelos permitem que os alunos trabalhem com baixo nível de stress, poupem animais de experimentação e fornecem uma idéia razoável dos procedimentos in vivo.

Projeto:

BIBLIOTECA DIGITAL DA UNOPAR

Coordenadora:

Vilma Aparecida Gimenez da Cruz

Mantenedora:

União Norte do Paraná

Presidente:

Marco Antonio Laffranchi

Mantida:

Universidade do Norte do Parná

Dirigente:

Elizabeth Bueno Laffranchi

Endereço:

Rua Tietê, 1208

Cidade:

Londrina

Estado:

PR

CEP:

86.025-23

Tel:

(43) 3371-7411

Fax:

(43) 3371- 7459

E-Mail:

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Resumo:

Experiência da estruturação da Biblioteca Digital da Universidade Norte do Paraná – Unopar como suporte para as atividades de ensino de graduação e de pós-graduação na modalidade de ensino presencial e a distância, ressaltando também a importância do seu modelo organizacional para pesquisa e acesso ao acervo pela comunidade acadêmica.

O projeto apresenta questões que fundamentam a infra-estrutura necessária para a constituição da base de dados, cadastramento e disponibilização dos objetos digitais, na qual é destacada a criação de um sistema de informação que compatibiliza e registra os objetos digitais nos cadastros do Sistema de Bibliotecas da Instituição. Este, por sua vez, integra-se aos sistemas acadêmicos, financeiros e de recursos humanos.

Apresenta ainda as rotinas já desenvolvidas e implementadas no gerenciamento da informação que é disponibilizada aos alunos da instituição nas modalidades acima citadas e ressalta como o projeto não só colabora para a democratização da informação como também contribui significativamente para a inclusão social, uma vez que as bibliotecas digitais possuem um forte apelo neste sentido.

Fase do 22º Prêmio

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Vídeo

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