1.º LUGAR

Projeto:

De bem com a Vida

Coordenadores:

Gilberto Eiji Shiguemoto
Jonato Prestes
João Paulo Botero
Luciene Maria Barbieri Azar

Mantenedora:

Associação das Escolas Reunidas (Asser)

Mantida:

Centro Universitário Central Paulista (Unicep)

Dirigente:

Dorival Marcos Milani

Estado:

SP

Tel:

(16) 3362-2111

E-Mail:

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Resumo:

Os problemas enfrentados por mulheres idosas no período pós-menopáusico chamou a atenção dos pesquisadores do Centro Universitário Central Paulista (Unicep), em São Carlos. Com o objetivo de prevenir doenças como osteoporose e osteoartrite, os dois maiores problemas de saúde enfrentados por essas mulheres, o Unicep criou o projeto: “De Bem com a Vida”.

A pesquisa proporcionou o treinamento de musculação para 40 mulheres, entre 55 e 65 anos de idade, pelo período de um ano. A idéia era comprovar que o treinamento de força pode aumentar a massa e a capacidade muscular de modo a aumentar, também, a massa óssea das pacientes. Dessa maneira, os exercícios físicos atuam como um preventivo à perda óssea. O estudo concluiu que além de melhorar a densidade óssea o treinamento de força melhorou, aguda e rapidamente, a qualidade de vida dessas mulheres.

MENÇÕES HONROSAS

Projeto:

Ensino Interdisciplinar nas Engenharias Mecatrônica e Mecânica

Coordenador:

Rafael Gonçalves Bezerra de Araújo

Mantenedora:

Facs Serviços Educacionais S.A

Mantida:

Universidade Salvador (Unifacs)

Dirigente:

Manoel Joaquim Fernandes de Barros Sobrinho

Estado:

BA

Tel:

(71) 3271-8150

E-Mail:

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Resumo:

Com o objetivo de incentivar a aplicação prática de conceitos teóricos nos cursos de Engenharia Mecânica e Mecatrônica a Universidade Salvador (Unifacs) desenvolve desde 2006 o programa ARHTE. O projeto prevê que desde o primeiro semestre o aluno realize atividades e interaja de forma empreendedora com o mercado. Dessa maneira, a instituição evita a evasão de alunos, em geral desmotivados com o aprendizado muito teórico dos cursos de Engenharia.

A iniciativa inovadora permite que os alunos desenvolvam práticas semestrais pré-definidas de forma gradual, orientada e adequadas às grades curriculares dos cursos. No primeiro semestre, por exemplo, o aluno tem que desenvolver um protótipo de braço mecânico, no segundo, uma esteira elevadora horizontal e assim por diante. A instituição também investiu construindo dois laboratórios para o desenvolvimento de protótipos e disponibilizando o tempo do corpo docente para o atendimento dos alunos. A cada semestre as equipes de jovens engenheiros são orientadas a disponibilizar todo o material produzido tais como fotos, vídeos e relatórios de projetos em sites próprios, blogs, comunidades do Orkut ou Youtube. Os resultados são ainda condensados no site oficial do projeto e apresentados na Feira Tecnológica da Unifacs.

Fase do 22º Prêmio

  • Inscrições              check-ok.fw
  • Julgamento            off-off.fw
  • Ganhadores           check-ok.fw
  • Premiação           off-off.fw

Vídeo

rodape_top

 ico_abmes_face  ico_ambes_twitter  ico_ambes_likedin  icon-youtube  ico_abmes_google  icon_slide  icon_slide

SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A"
Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Brasília/DF
(61) 3322-3252 | abmes@abmes.org.br