1.º LUGAR

Projeto:

Mão de via dupla – os Cursos de Férias da Universidade Guarulhos (UnG)

Coordenadora:

Maria Helena Kruger

Mantenedora:

Associação Paulista de Educação e Cultura – Apec

Chanceler:

Antonio Veronesi

Presidente:

Sebastião Lacarra Medina

Mantida:

Universidade Guarulhos

Dirigente:

Dumara Sameshima

Estado:

SP

Tel:

(11) 2464-1650

E-Mail:

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Resumo:

No entendimento de que “a mão de via dupla”, fator que caracteriza a extensão universitária, precisa deixar de ser apenas um bordão para se concretizar, e na discussão do repensar a extensão universitária na UnG, buscou-se a reestruturação de muitas das atividades extensionistas.

Percorrer a “via de mão dupla” no projeto dos cursos de férias, ensejou a abertura de Editais de Chamada, aberto para os professores e profissionais do País desenvolverem nas instalações da Instituição (salas, auditórios, laboratórios, áreas de esporte, de convivência e lazer) cursos de férias, em áreas de conhecimento pré-estabelecidas, para atender todos os níveis de escolaridade e até mesmo aqueles que não tivessem o ensino fundamental.

O resultado impressiona: o aumento do número de oferta de cursos e do número de inscritos e de matriculados, nas edições do projeto a partir da nova concepção superaram todas as expectativas.

MENÇÕES HONROSAS

Projeto:

Otimização de Recursos em um Programa de Iniciação Científica: participação discente no Conic/Semesp

Coordenadora:

Jeanne Dobgenski

Mantenedora:

Anhanguera Educacional S.A. (Aesa)

Dirigente:

Antonio Carbonari Netto

Estado:

SP

Tel:

(19) 3512-1700 r:1963

E-Mail:

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Resumo:

A principal abordagem do projeto se refere à sistemática, adotada desde 2006, para inscrição de trabalhos discentes no Congresso Nacional de Iniciação Científica – Conic, realizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp.

No decorrer desses quatro anos de implantação do procedimento estabelecido, ocorreram muitas melhorias no próprio procedimento e nas ferramentas utilizadas para sua operacionalização.

Dessa forma, apresenta-se como proposta inovadora a instituição dos seguintes processos:

  • seleção e inscrição de trabalhos discentes no Conic/Semesp;
  • melhoria constante do processo desde sua implantação – 2006-2009;
  • influência desse processo no gerenciamento do Programa de Iniciação Científica Institucional.

Vale ressaltar que os resultados obtidos são muito bons e constantes, pois se repetem a cada ano: alunos de unidades da Aesa reconhecidos pelas pesquisas de alta qualidade que desenvolvem. Ainda, outro aspecto bastante importante é a customização do Seer/OJS para o gerenciamento do Pic Aesa. Ou seja, a implantação de um software livre com pequenas alterações que resultou numa melhora enorme na operacionalização do Programa.

Projeto:

Integração das licenciaturas: saberes e filosofias compartilhadas como alternativa para a formação profissional docente

Coordenadora:

Marlei Gomes Da Silva Malinoski

Mantenedora:

Sociedade Educacional Tuiuti Ltda.

Presidente:

Carlos Eduardo Rangel Santos

Mantida:

Universidade Tuiuti do Paraná

Dirigente:

Luis Guilherme Rangel Santos

Estado:

PR

Tel:

(41) 3331-7700

E-Mail:

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Resumo:

O problema entre a especialização do licenciado e articulação dos seus conhecimentos em situações reais de educação motivaram a integração dos conhecimentos nas licenciaturas. Aclarado que além de discutir o como e o quê se ensina a Universidade, comprometida com a formação de professores para a Educação Básica, deve abrir uma forma de diálogo sobre a quem se ensina e os processos de integração dos conhecimentos nos espaços escolares. A Universidade Tuiuti do Paraná iniciou no ano de 2007 o projeto: A integração das licenciaturas: saberes e filosofias compartilhadas como alternativa para a formação profissional docente. Hoje mais de 200 alunos recebem sua formação para docência nas licenciaturas da Universidade de forma a fomentar o constante diálogo e o respeito de ideologias e saberes. Formando, dessa maneira, o sujeito sociopolítico capaz de intervir no processo contínuo de construção histórica da sociedade, que se configura na missão institucional da Universidade Tuiuti do Paraná.

Fase do 22º Prêmio

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