Mário Palmério não foi o que podemos chamar de hóspede bem comportado. Ele queria conhecer tudo do mundo, indagar sobre o destino de todos os caminhos, e investigar não só a natureza, mas também penetrar no coração e nos sonhos dos homens.

Mauro Santayana

 

mario_palmerioMário de Ascenção Palmério nasceu na cidade de Monte Carmelo, em Minas Gerais, no dia 1.º de março de 1916. Era bom de “prosa”, mas não era bom de riso – “somente o vozeirão e os gestos de mão impositivos é que reinavam na personalidade dele feito num rei de boa estirpe”, disse José Humberto Henriques.

 

Empreendedor e com experiência na área educacional, Mário construiu, na cidade de Uberaba, em 1945, um conjunto de edifícios que daria origem às Faculdades Integradas de Uberaba e, posteriormente, à Universidade de Uberaba.

 

Escritor, é autor de livros famosos como “Vila dos Confins” e “Chapadão do Bugre”. Político, Mário foi eleito deputado federal por dois mandatos. Embaixador do Brasil no Paraguai, tornou-se compositor de grande prestígio no meio artístico de Assunção, cidade em que compôs a sua mais famosa guarânia, intitulada “Saudade”. 

O reconhecimento do valor literário de sua obra veio com a eleição, em 4 de abril de 1969, para a vaga de Guimarães Rosa na Academia Brasileira de Letras.

 

Após longo período de permanência na Amazônia, por onde morou e viajou por mais de oito anos num barco, em busca de novos temas e novos ambientes para seu ofício de novelista, regressou à Uberaba para reassumir seus encargos educacionais. Em outubro de 1988, Mário assistiu, no Gabinete do Ministro da Educação em Brasília, à assinatura do reconhecimento da Universidade de Uberaba, assumindo logo em seguida a reitoria dessa instituição, permanecendo no cargo até abril de 1996, quando faleceu.

 

Nada mais justo, pois, que Mário Palmério se tornasse o patrono do Prêmio Top Educacional. Sua vida e saga são estímulos à criatividade, à originalidade e à inovação e uma referência para a ABMES dar continuidade a esse trabalho.

 

Parafraseando Santayana, a ABMES quer como Mário conhecer um número cada vez maior de propostas; divulgar os seus resultados; trazer novas referências para as IES e quem sabe também penetrar no coração e nos sonhos das pessoas idealistas que acreditam no poder de transformação da educação.

Fase do 22º Prêmio

  • Inscrições              check-ok.fw
  • Julgamento            off-off.fw
  • Ganhadores           check-ok.fw
  • Premiação           off-off.fw

Vídeo

rodape_top

 ico_abmes_face  ico_ambes_twitter  ico_ambes_likedin  icon-youtube  ico_abmes_google  icon_slide  icon_slide

SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A"
Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Brasília/DF
(61) 3322-3252 | abmes@abmes.org.br