Prêmio TOP Educacional 11° Edição

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1º LUGAR

 

Título da Proposta:

A contribuição do uso do computador na aquisição da linguagem escrita por jovens e adultos em processo de alfabetização

Matrícula:

20035231

Coordenadoras:

Gisele Paulucci;
Maria Salete da Costa;
Patrícia Passos Gonçalves Palácio

Mantenedora:

Instituto Superior de Comunicação Publicitária

Presidente:

Gabriel Mário Rodrigues

Mantida:

Universidade Anhembi Morumbi

Dirigente:

Gabriel Mário Rodrigues

Endereço:

Rua Quatá, 203 Vila Olímpia

Cidade:

São Paulo

Estado:

SP

CEP:

04.546-041

Tel:

(11) 3847-3186 

Fax:

(11) 3847-3167

E-Mail:

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Resumo:

A Universidade Anhembi Morumbi, favorável a novos modelos educacionais e tecnológicos, participa do Programa de Alfabetização e Inclusão – PAI, destinado a jovens e adultos que não tiveram escolarização e que se estende para além da alfabetização em si, usando, pedagogicamente, o letramento digital. Na alfabetização inicial de adultos, a auto-imagem negativa tem como uma das causas a ilegibilidade das letras que também dificulta a precisão do diagnóstico de aprendizagem e isso definiu o problema científico tratado. São apresentados, ainda, fundamentos teóricos e outros projetos realizados na Instituição. Com base em observações, atividades, planos, relatórios e depoimentos registrados em vídeo, foi possível, através do uso do computador, entre outros resultados, visualizar a construção da auto-estima e melhorar a avaliação.

 

MENÇÕES HONROSAS

 

Título da Proposta:

Projeto de Alfabetização São Pedro na Ponta do Lápis 

Matrícula:

20032350

Coordenador:

Alexandre Nunes Theodoro

Mantenedora:

Associação Educacional de Vitória (FAESA)

Presidente:

Antário Theodoro

Mantida:

Faculdades Integradas São Pedro

Dirigente:

Alexandre Nunes Theodoro

Endereço:

Rodovia Serafim Derenzi,3115 - São Pedro

Cidade:

Vitória

Estado:

ES

CEP:

29.030-001

Tel:

(27) 3331-4500

Fax:

(27) 3331-4529

E-Mail:

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Resumo:

Em  2002,  a FAESA planejou e implementou o Projeto de Alfabetização São Pedro na Ponta do Lápis, em um bairro resultante da ocupação de um “ lixão”. Três eixos norteadores constituíram o diferencial do curso: 1°) Não se pretendia um processo de alfabetização que privilegiasse o aspecto quantitativo. 2°) Tentar-se-ia eliminar os fatores que dificultam o processo de alfabetização: somáticos ( dificuldades visuais, auditivas e nutricionais) e emocionais (frustrações, auto estima abalada). 3°) Seriam oferecidas outras ferramentas como o acesso à informática e à profissionalização. Foram matriculados 62 alunos, com idades entre 17 e 73 anos, tendo 58 deles completado os dois módulos, ao término de um ano. Foram encaminhados à escolas públicas da região,  47 concluintes que quiseram continuar os estudos.

 

Título da Proposta:

 

Programa Cidadania e Vida 

Matrícula:

20035555

Coordenadoras:

Maria Aparecida Assis Batista;
Zélia Maria Caldeira de Carvalho

Mantenedora:

Instituto Católico de Minas Gerais

Presidente:

Dom Lelis Lara

Mantida:

Centro Universitário do Leste de Minas Gerais

Dirigente:

Dr. José Edélcio Drumond Alves

Endereço:

Av. Tancredo Neves, 3500

Cidade:

Coronel Fabriciano

Estado:

MG

CEP:

35.170-056

Tel:

(31) 3846-7900

Fax:

(31) 3846-7953

E-Mail:

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Resumo:

O trabalho consiste num relato sucinto das atividades desenvolvidas no UnilesteMG, relativas à alfabetização de jovens e adultos. Realizado dentro de um programa, instituído em 1997, denominado Cidadania e Vida, é coordenado pelos curso de Pedagogia e Normal Superior. São apresentados os Projetos Construindo o Saber e Recomeçar no Unileste, cuja especificidade atende aos critérios para a inscrição ao Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério 2003, conforme regulamento da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior-ABMES.