1º LUGAR
Projeto: |
Mão de via dupla – os Cursos de Férias da Universidade Guarulhos (UnG) |
Coordenadora: |
Maria Helena Kruger |
Mantenedora: |
Associação Paulista de Educação e Cultura – Apec |
Chanceler: |
Antonio Veronesi |
Presidente: |
Sebastião Lacarra Medina |
Mantida: |
Universidade Guarulhos |
Dirigente: |
Dumara Sameshima |
Estado: |
SP |
Tel: |
(11) 2464-1650 |
E-Mail: |
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Resumo: |
No entendimento de que “a mão de via dupla”, fator que caracteriza a extensão universitária, precisa deixar de ser apenas um bordão para se concretizar, e na discussão do repensar a extensão universitária na UnG, buscou-se a reestruturação de muitas das atividades extensionistas. Percorrer a “via de mão dupla” no projeto dos cursos de férias, ensejou a abertura de Editais de Chamada, aberto para os professores e profissionais do País desenvolverem nas instalações da Instituição (salas, auditórios, laboratórios, áreas de esporte, de convivência e lazer) cursos de férias, em áreas de conhecimento pré-estabelecidas, para atender todos os níveis de escolaridade e até mesmo aqueles que não tivessem o ensino fundamental. O resultado impressiona: o aumento do número de oferta de cursos e do número de inscritos e de matriculados, nas edições do projeto a partir da nova concepção superaram todas as expectativas. |
MENÇÕES HONROSAS
Projeto: |
Otimização de Recursos em um Programa de Iniciação Científica: participação discente no Conic/Semesp |
Coordenadora: |
Jeanne Dobgenski |
Mantenedora: |
Anhanguera Educacional S.A. (Aesa) |
Dirigente: |
Antonio Carbonari Netto |
Estado: |
SP |
Tel: |
(19) 3512-1700 r:1963 |
E-Mail: |
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Resumo: |
A principal abordagem do projeto se refere à sistemática, adotada desde 2006, para inscrição de trabalhos discentes no Congresso Nacional de Iniciação Científica – Conic, realizado pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp. No decorrer desses quatro anos de implantação do procedimento estabelecido, ocorreram muitas melhorias no próprio procedimento e nas ferramentas utilizadas para sua operacionalização. Dessa forma, apresenta-se como proposta inovadora a instituição dos seguintes processos:
Vale ressaltar que os resultados obtidos são muito bons e constantes, pois se repetem a cada ano: alunos de unidades da Aesa reconhecidos pelas pesquisas de alta qualidade que desenvolvem. Ainda, outro aspecto bastante importante é a customização do Seer/OJS para o gerenciamento do Pic Aesa. Ou seja, a implantação de um software livre com pequenas alterações que resultou numa melhora enorme na operacionalização do Programa. |
Projeto: |
Integração das licenciaturas: saberes e filosofias compartilhadas como alternativa para a formação profissional docente |
Coordenadora: |
Marlei Gomes Da Silva Malinoski |
Mantenedora: |
Sociedade Educacional Tuiuti Ltda. |
Presidente: |
Carlos Eduardo Rangel Santos |
Mantida: |
Universidade Tuiuti do Paraná |
Dirigente: |
Luis Guilherme Rangel Santos |
Estado: |
PR |
Tel: |
(41) 3331-7700 |
E-Mail: |
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Resumo: |
O problema entre a especialização do licenciado e articulação dos seus conhecimentos em situações reais de educação motivaram a integração dos conhecimentos nas licenciaturas. Aclarado que além de discutir o como e o quê se ensina a Universidade, comprometida com a formação de professores para a Educação Básica, deve abrir uma forma de diálogo sobre a quem se ensina e os processos de integração dos conhecimentos nos espaços escolares. A Universidade Tuiuti do Paraná iniciou no ano de 2007 o projeto: A integração das licenciaturas: saberes e filosofias compartilhadas como alternativa para a formação profissional docente. Hoje mais de 200 alunos recebem sua formação para docência nas licenciaturas da Universidade de forma a fomentar o constante diálogo e o respeito de ideologias e saberes. Formando, dessa maneira, o sujeito sociopolítico capaz de intervir no processo contínuo de construção histórica da sociedade, que se configura na missão institucional da Universidade Tuiuti do Paraná. |