1º LUGAR
Projeto: |
Smart Campus Facens |
Coordenadora: |
Regiane Relva Romano |
Mantenedora: |
Associação Cultural de Renovação Tecnológica Sorocabana |
Mantida: |
Faculdade de Engenharia de Sorocaba |
Dirigente: |
Paulo Roberto Freitas de Carvalho |
Estado: |
SP |
Tel: |
(15) 3238-1188 |
Resumo: |
O programa Smart Campus Facens, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), tem por objetivo prototipar, implementar, testar, analisar e replicar soluções para Cidades Inteligentes utilizando o campus universitário como uma área para estudos das soluções que possam ser replicadas nas cidades. Prioriza-se a transformação de problemas reais em soluções aplicáveis no contexto urbano, alinhando-as com as necessidades, crises e desafios do Brasil para as próximas décadas. Tomando como base as melhores práticas nacionais e internacionais, além da consideração da expertise e das demandas da comunidade da faculdade, composta por professores, alunos, funcionários e demais stakeholders, o programa possui os seguintes eixos de atuação: TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), Educação, Energia, Mobilidade & Segurança, Qualidade de Vida, Recursos Naturais, Urbanização, Indústrias & Negócios e Núcleo Facilitador. O Smart Campus Facens tem como missão “proporcionar uma nova experiência de aprendizado multidisciplinar utilizando o campus como espaço de prototipagem” e sua visão é “apoiar a formação do engenheiro cidadão, por meio da solução de problemas reais, com a finalidade de multiplicá-los ao contexto urbano”. Os alunos podem participar como voluntários nas propostas em andamento, propor novos protótipos como líderes e integrar seu projeto de Iniciação Científica e/ou Trabalho de Conclusão de Curso a temas relacionados a Cidades Inteligentes. O Smart Campus Facens possui a premissa de ser um programa guarda-chuva contínuo que atenda às expectativas de evolução de um campus inteligente, aumentando a colaboração da Facens na Comunidade devido ao know-how em engenharia, tradição e expertiseem desenvolver soluções de impacto. |
MENÇÕES HONROSAS
Projeto: |
Método Trezentos: Aprendizagem ativa e colaborativa |
Coordenador: |
Ricardo Ramos Fragelli |
Mantenedora: |
Fundação Universidade de Brasília |
Dirigente: |
Ivan Marques de Toledo Camargo |
Mantida: |
Universidade de Brasília |
Estado: |
DF |
Tel: |
(61) 3107-3300 |
Resumo: |
Os cursos de engenharia e nas áreas de exatas têm um alto nível de evasão e, apesar de ser um problema multifacetado, dois fatores em destaque são o elevado índice de reprovações nas matérias básicas e a falta de integração e apoio ao aluno. Na disciplina de Cálculo 1, por exemplo, há uma reprovação média de 50 a 60%, fato relacionado a uma má formação de conceitos prévios, turmas heterogêneas e nervosismo e ansiedade em provas. Como alternativa, foi desenvolvido o Método Trezentos que consiste em promover ao máximo a colaboração entre os estudantes, despertando o olhar para as dificuldades de aprendizagem do outro. Basicamente, após a realização de uma avaliação individual, os estudantes são organizados em grupos mistos que contêm alunos com alto e baixo rendimentos. Os estudantes que tiveram baixo rendimento inicial fazem uma nova avaliação do conteúdo após o cumprimento de metas que são, em geral, reuniões presenciais em grupo e resolução de problemas. Os estudantes que tiveram bom rendimento inicial não podem refazer a avaliação, mas aprimoram suas notas iniciais de acordo com a melhora dos estudantes com baixo rendimento inicial e o nível de ajuda oferecido ao grupo. Com o Trezentos, mais de 90% dos estudantes se consideravam mais tranquilos nas provas e houve uma melhora na aprovação de 50 para 85% em Cálculo 1 e, em um segundo momento, para 95%. Entretanto, o melhor resultado foi o de despertar a empatia do estudante para as dificuldades de aprendizagem do colega, um sentimento de colaboração e de integração que foi analisado por meio de uma pesquisa qualitativa com depoimentos como os seguintes: Foi excelente. Um exemplo de vida. Uma experiência pessoal riquíssima. Um prazer enorme. Foi como reaprender a aprender. Uma dívida de gratidão. Atualmente, o Trezentos está sendo aplicado em 15 disciplinas da UnB e de outras instituições de ensino superior, em diferentes contextos. |
Projeto: |
Formação de professores: sucesso na inovação do curso de Pedagogia |
Coordenadora: |
Josemary Morastoni |
Mantenedora: |
Grupo Positivo |
Dirigente: |
José Pio Martins - Reitor |
Mantida: |
Universidade Positivo |
Estado: |
PR |
Tel: |
(41) 33173026 |
Resumo: |
Quando fui convidada para trabalhar na coordenação do curso de pedagogia da Universidade Positivo, no início de 2010, comecei a buscar alternativas de uma formação que proporcionasse ao aluno a vivência no ambiente escolar, e a bagagem teórica necessária para que este aplicasse os conteúdos e metodologias com segurança após sua formação. Iniciei, então, uma reestruturação do curso de pedagogia. A primeira questão levantada foi “que tipo de profissional um curso de Pedagogia deveria formar?” Em resposta, uso as palavras de Novoa: Eu quero professores que não se limitem a imitar outros professores mas se comprometam na educação das crianças numa nova sociedade; professores que participem de um sistema que os valoriza e lhes fornece os recursos e os apoios necessários a sua formação e desenvolvimento; professores que não são apenas técnicos, mas também criadores. (NOVOA, 2007, pg.39) Para alcançar esse objetivo, não poderia seguir o trabalho sozinha. Assim, iniciei a reorganização do curso com a reestruturação do corpo docente, buscando profissionais que conhecessem na prática a educação infantil e as séries iniciais, pessoas que realmente tivessem vivenciado a sala de aula, como pedagogos, docentes, ou profissionais de “chão de escola”, como costumo chamar. O próximo passo foi focar em questões específicas do curso de pedagogia e formação de professores, criando alternativas que possibilitassem aos alunos sucesso na sua profissão. Criamos uma nova grade curricular inovadora e diretiva, pensando nos conteúdos que o professor precisa dominar para ensinar seus alunos e assim foi estruturada a disciplina de Retomada de Conteúdo (literatura e escrita, matemática, história, geografia). Pensando no desafio de encarar o ambiente escolar após a formação, foi criado o programa de Residência Pedagógica, uma ideia inovadora nas práticas de estágio supervisionado, onde o aluno pode conhecer os vários espaços escolares e não escolares durante sua formação, com o suporte dos professores/orientadores. |