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    Edição - 2013/2014

     

    1º LUGAR

     

    Projeto:

    Adote um preso

    Coordenadora:

    Ivete Maria de Oliveira Alves

    Mantenedora:

    Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC

    Mantida:

    Instituto de Ensino Superior Cenecista

    Dirigente:

    Romualdo Neiva Gonzaga

    Estado:

    MG

    Tel:

    (38) 3677-4747

    E-Mail:

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    Resumo:

    O projeto “Adote um preso” surgiu após a constatação da situação problemática na Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior 
    (Comarca de Unaí/MG), por parte dos professores /orientadores do Núcleo de Práticas Jurídicas e da coordenação do Curso de Direito do Instituto de Ensino Superior Cenecista de Unaí (Inesc).

    Muitos internos, em cumprimento de suas sentenças condenatórias, tinham seus benefícios retardados pela ausência de defensoria na Comarca e pela falta de recursos financeiros para custear os honorários advocatícios de um advogado particular.

    A preocupação com o problema pelos professores do Inesc ocorreu no mesmo momento em que o Conselho Nacional de Justiça fazia uma campanha de conscientização da população sobre a reinserção social dos ex-presidiários na sociedade. 

    Os professores partem do princípio que os condenados por delitos devem pagar rigorosamente pelos seus erros no tempo determinado de suas condenações. Por outro lado, consideram que ficar mais tempo preso do que o determinado, por falta de recursos financeiros (hipossuficiência), acarreta nos presos uma série de problemas – revolta, transtornos psicológicos e grandes dificuldades em retornar à sociedade de forma sadia.

    Nesse contexto, surgiu a ideia de firmar parceria entre o Curso de Direito do Inesc e o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – por meio da Vara de Execuções Criminais, Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior – com o objetivo de atender os condenados hipossuficientes e de acompanhar suas execuções em consonância com seus direitos a benefícios.

    Iniciado em 10 de março de 2009, o Projeto “Adote um preso” apresenta resultados comprovados tais como:

    • Melhoria do sistema carcerário (progressão dos regimes de cumprimento de penas e benefícios de liberdade);
    • Reinserção social e profissional do indivíduo;
    • Incentivo ao estudo e a obtenção de benefícios (bolsas de estudo governamentais). Há casos de detentos que concluíram o segundo grau na prisão, fizeram o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e que foram beneficiados com bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). 

    O projeto trouxe ainda benefícios diretos para professores e alunos do Curso de Direito do Inesc especialmente no que se refere ao desenvolvimento curricular – aspectos teóricos e práticos –; à humanização do contato interpessoal entre docentes, alunos e detentos; e à compreensão dos direitos humanos e constitucionais.

     

    MENÇÃO HONROSA

     

    Projeto:

    Educação financeira para a comunidade

    Coordenador:

    Paulo Cezar Ribeiro da Silva

    Mantenedora:

    Instituto Ensinar Brasil

    Dirigente:

    Cláudio Cezar Azevedo de Almeida Leitão

    Mantida:

    Faculdade Doctum de Vitória

    Estado:

    ES

    Tel:

    (27) 3331-3028

    E-Mail:

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    Resumo:

    O Projeto criado em junho de 2008 pela Empresa Júnior do curso de administração da Faculdade Doctum de Vitória (antiga Fabavi). Educativo e de cunho social, o trabalho tem como função básica colaborar com a educação financeira das pessoas de baixa renda e de micro e pequenos empresários instalados na Região Metropolitana da Grande Vitória. Conceitos, dicas, palestras e opiniões são sempre repassados de forma simplificada, com objetivos didáticos e práticos. 

    Cabe ressaltar que o projeto não é focado na assessoria ou consultoria financeira e que tem como objetivo principal do projeto criar uma mentalidade adequada e saudável em relação ao dinheiro, ou seja, orientar de forma clara e objetiva sobre como as pessoas e pequenos empresários devem gastar, poupar e ganhar dinheiro em suas atividades. Afinal, com o orçamento apertado as pessoas precisam se reeducar financeiramente. 
    No entanto, cada caso deve ser analisado no contexto em que foi apresentados e não deve ser entendido como recomendação que se aplique a qualquer outra situação. 

    Desta forma, não cabe ou caberá aos responsáveis pelo projeto qualquer participação ou responsabilidade sobre ganhos, lucros
    ou perdas advindos da interpretação e uso dados pelas pessoas e empresas assistidas na gestão de suas finanças.
    A justificativa das ações propostas é proporcionar aos alunos envolvidos do curso de administração a complementação do ensino e da aprendizagem na área da gestão da qualidade, bem como agir como instrumento de integração, treinamento e aperfeiçoamento
    prático, técnico-cultural, científico e de relacionamento humano.