Edição - 2022/2023

    1º LUGAR

    Projeto:

    Trilha da Descoberta do Propósito

    Coordenadores:

    Naira Maria Libermann
    Ana Cecilia Bisso Nunes
    Débora Conforto
    Gabriele Carneiro Jeffman Formighieri
    Roberta Fin Motta

    Mantenedora:

    União Brasileira de Educação e Assistência

    Mantida:

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Estado:

    RS

    Tel:

    (51) 3320-3500

    Resumo:

    A Trilha da Descoberta do Propósito é uma experiência educativa online, interativa e inovadora para auxiliar no encontro do propósito empreendedor e desenvolver autoconhecimento, que conduz a reflexões sobre a vida, motivações e competências. A iniciativa tem o formato de um jogo do tipo visual novel, focado em um enredo que motiva reflexões e atitudes dos participantes. Nesta história, o jogador acorda misteriosamente em uma ilha deserta sem saber o que aconteceu. Para encontrar o seu caminho, ele é convidado a realizar exercícios de autoconhecimento com o objetivo de encontrar a si mesmo, para conseguir desvendar o mistério e descobrir o seu propósito.
    Na Trilha, os participantes refletem sobre como podem se tornar profissionais propositivos e gerar impacto na sociedade. A intenção estratégica é que, quando falamos de propósito, estamos falando de escolhas: 74% dos brasileiros já recusaram uma proposta de trabalho ou saíram do emprego por questões relacionadas ao tema (Talenses,2020). É essencial que estudantes e profissionais tenham em suas carreiras significados para sua vida pessoal e que possamos formar cidadãos com propósito gerando inovação e impacto para a sociedade.

    A proposta contou com a expertise de professoras da psicologia, da área de jogos digitais da Comunicação, além de empreendedorismo e inovação e uma pedagoga. O estudante percorre uma jornada com um dos cinco capítulos quando e onde quiser, com até dois meses para concluir o caminho. Além do conteúdo assíncrono, a formação conta com fóruns para dúvidas e bate-papos sobre a experiência e integração entre participantes.
    Desde 2021, a iniciativa criada pelo IDEAR/PUCRS, em conjunto com o setor de graduação online e em parceria com o SEBRAE, ofereceu como curso de extensão gratuito esta iniciativa que já impactou mais de 900 alunos de 42 cursos. A atividade foi avaliada por mais de 35 estudantes, que destacaram a aquisição de um grande crescimento pessoal como um dos principais resultados obtidos.

     

    MENÇÕES HONROSAS

    Projeto:

    Cotemig Startups In School

    Coordenadores:

    Eugenio Gabriel Alves Assis de Araújo
    Franciele da Silva Sena

    Mantenedora:

    Faculdade Cotemig

    Mantida:

    Cotemig Startups

    Estado:

    MG

    Tel:

    (31) 3213-8666

    Resumo:

    Foram selecionadas 60 equipes para participarem de dois meses de pré-aceleração, onde os selecionados tiveram contato com diversas palestras, mentorias, bancas avaliadoras e workshop baseados em uma metodologia desenvolvida pelo grupo. Com isso, os participantes tiveram contato com diversos mentores em inovação e empresários dos mais diversos setores.
    Além disso, o programa investiu em benefícios mais de R$ 60.000,00 nas seis startups com melhor desempenho.

    No total foram 18 palestras, 12 eventos de mentorias distribuídas em 73 salas on-line, 4 bancas avaliadoras distribuídas em 22 salas on-line, 633 checkpoints, 99 parceiros, 288 participantes e 10 lives.

     

    Projeto:

    Workshop para Empreendedores

    Coordenador:

    Renner de Brito

    Mantenedora:

    Sociedade Educacional Uberabense

    Mantida:

    Universidade de Uberaba

    Estado:

    MG

    Tel:

    (34) 3319-8800

    Resumo:

    O Workshop para Empreendedores é um evento da Universidade de Uberaba, criado pelos cursos de Gestão e conduzido por um grupo de professores que tem como objetivo incentivar os alunos à colocar em prática toda a teoria estudada em vários períodos do semestre letivo. O evento é realizado duas vezes no ano e geralmente ao final de cada semestre para coroar as atividades dos alunos (junho e novembro). O evento conta com parcerias de outros cursos que também apresentam seus trabalhos. O evento é uma excelente oportunidade de colocar os alunos para aprenderem a liderança, trabalho em equipe, gerenciamento de tempo, conflitos e planejamento e execução de um evento. Dos cursos de gestão, temos as seguintes apresentações:

    1º Período – Comportamento Empreendedor – Banco de Ideias
    2º Período – Instituições do Direito
    4º Período – Estágio
    6º Período – Marketing – Lançamento de Produto
    7º Período – Empreendedorismo e Desenvolvimento Novos Negócios
    8º Período – Estágio Supervisionado

    Dos cursos Parceiros:
    Direito – Cartilhas e Informações da Sociedade
    Sistemas e Jogos – Inovações da Modernidade
    Pedagogia – Educação Empreendedora

    No evento, são convidados empreendedores, familiares, amigos e parentes para visitar o trabalho dos alunos que é realizado nas quadras 03 e 04 da Uniube durante os dois horários de aula do dia. Nos intervalos toda a comunidade acadêmica é convidada a participar do evento. O evento conta com sorteios de brindes, premiações e promoções de empresas convidadas. Passa-se neste dia 3.000 pessoas na Universidade. Estamos na 41ª edição.

     

    Projeto:

    Maria da Penha Virtual

    Coordenadores:

    Kone Prieto Furtunato Cesario
    Ana Lucia Sabadell Da Silva
    Rafael Nunes Wanderley

    Mantenedora:

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Mantida:

    Faculdade Nacional de Direito

    Estado:

    RJ

    Tel:

    (21) 3938-1040

    Resumo:

    Em 2020, durante a pandemia, notamos o avanço nos números de casos de violência contra a mulher no Brasil e no mundo e, em contrapartida, a dificuldade de acesso aos serviços públicos. Preocupados, desenvolvemos o Maria da Penha Virtual: o aplicativo web que busca otimizar a gestão pública e a proteção de mulheres em situação de violência, de forma ágil, eficiente e segura. A partir de um convênio via Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, em novembro de 2020, implementamos o aplicativo no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) em um piloto na cidade do Rio e, posteriormente, no dia internacional da mulher o aplicativo foi expandido para todo o estado do Rio.

    Como é um web app, ele pode ser acessado por qualquer dispositivo conectado à internet e não precisa ser baixado em loja virtual nem armazena dados no dispositivo da vítima, possibilitando a melhor usabilidade, além de ser acessível para pessoas com deficiência visual. Ele permite que a vítima preencha seus dados em um formulário simples, que inclui as perguntas do Formulário Nacional de Avaliação de Risco do CNJ, podendo anexar foto, vídeo, laudo médico e gravar áudio. E, então, escolhe a(s) medida(s) protetiva(s) de acordo com seu caso para enviar ao juizado de violência doméstica e familiar. Até fevereiro de 2023, ao todo mais de 3.100 mulheres já geraram pedidos de medida protetiva pelo app.

    O projeto busca a expansão para além dos tribunais, no primeiro semestre de 2023, planejamos lançar o Maria da Penha Virtual Prefeitura, que visa facilitar a geração e gestão de denúncias pelos serviços públicos dos municípios, integrando a rede de enfrentamento em um único ambiente e garantindo uma rápida proteção às mulheres. Dessa maneira, o Maria da Penha Virtual é a validação do modelo teórico de concretização de direitos humanos desenvolvido pela Direito Ágil, que pode ser replicado em larga escala e customizado com um design específico para a proteção de grupos vulneráveis.

     

    Projeto:

    BioFatecou: Introduzindo Estudantes de Graduação à Pesquisa Acadêmica e Uso Consciente de Inteligência Artificial

    Coordenadores:

    Robson Parmezan Bonidia
    Rosemeiry de Castro Prado

    Mantenedora:

    Centro Paula Souza

    Mantida:

    Faculdade de Tecnologia de Ourinhos – FATEC

    Estado:

    SP

    Tel:

    (14) 3512-2024

    Resumo:

    Os avanços tecnológicos em Inteligência Artificial (IA) tem beneficiado nossa sociedade e economia, impactando diretamente a vida das pessoas em diversas áreas, como saúde, meio ambiente e agricultura. Embora a IA gere novas oportunidades, seu uso adequado requer conhecimentos avançados, limitando sua aplicação por não especialistas. Além disso, soluções de IA apresentam benefícios e riscos, necessitando de uma formação adequada, técnica e cientificamente, dos futuros profissionais. Consequentemente, iniciativas tem discutido sobre uma IA ética, justa, confiável, sustentável, transparente e reproduzível. Considerando isso, desenvolvemos um projeto chamado BioFatecou, para formação consciente dos estudantes, que visa introduzi-los na área de IA, proporcionando, por meio de metodologias ativas, o primeiro contato com a pesquisa acadêmica e estímulo ao pensamento crítico.

    Fundamentalmente, o projeto visa contribuir na formação de profissionais de excelência, com consciência ética do uso de IA, que no futuro irão trabalhar diretamente na área, impactando, muitas vezes, a vida das pessoas com suas soluções. Dentre outras contribuições, (I) Desenvolvimento pessoal e profissional; (II) Construção do pensamento crítico, impactando todas as esferas de sua vida; (III) Contato com outros profissionais que atuam na área, promovendo o networking; (IV) Uso e desenvolvimento consciente de IA responsável, impactando a vida das pessoas que mais necessitam dos seus benefícios. As principais competências trabalhadas é argumentação, comunicação, conhecimento, empatia, planejamento, organização, trabalho em grupo, responsabilidade, cidadania e pensamento científico, crítico e criativo.

    O BioFatecou também visa estimular os participantes no desenvolvimento de soluções que abordem Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como (3) Boa Saúde e Bem-Estar; (4) Educação de Qualidade; (5) Igualdade de Gênero; (10) Redução das Desigualdades; e (13) Ação Contra a Mudança Global do Clima.