Edição - 2019/2020

     

    1º LUGAR

     

    Projeto:

    Eight: Aprendendo de forma criativa e passando adiante em oito minutos

    Coordenador:

    Ricardo Ramos Fragelli

    Mantenedora:

    Fundação Universidade de Brasília

    Mantida:

    Universidade de Brasília (UnB)

    Estado:

    DF

    Tel:

    (61) 3107-0254

    Resumo:

    Aulas enfadonhas e sem significado. Conteudista, muito do ensino tradicional resulta em (des)encontros presenciais ou on-line desmotivadores para o estudante e, em muitos casos, para o professor também. As metodologias baseadas em aprendizagem ativa e colaborativa podem ser um caminho profícuo para o engajamento em sala de aula, mas é fundamental ter cuidado com o significado da aprendizagem para o educando. Criado em 2018, o Eight é uma metodologia de projetos correlacionados e interdependentes que coloca o estudante como parceiro no planejamento das atividades, envolvendo ações criativas e dinâmicas como talkshows, edição de vídeos com questões da comunidade, desafios gamificados, eventos extensionistas, visitas técnicas e projetos de intervenção na instituição e na comunidade. Ao final, o estudante é provocado a fazer uma correlação de seu aprendizado com a sua própria história de vida, realizando uma síntese e passando adiante o que aprendeu por meio de um evento com talks de oito minutos.

    A metodologia foi avaliada quali e quantitativamente de maneira longitudinal, durante cinco semestres letivos, sendo o último em ensino remoto, por 519 estudantes de cursos de Engenharia. As atividades principais foram consideradas como muito importantes, com uma média de 4,60 em uma escala de Likert de 5 pontos, variando de 1 a 5. Uma análise de similitude dos vocábulos encontrados nos depoimentos mostrou ter sido uma experiência diferente, original, desafiadora e uma oportunidade de conhecer pessoas e aprender de maneira divertida, desenvolvendo competências inter e intrapessoais. A aplicação no ensino remoto recebeu avaliação média de 4,72, variando de 1 a 5. A metodologia foi utilizada em uma turma de Enfermagem em que os escores de competências, baseadas nas diretrizes da Educação em Saúde da OMS, tiveram um aumento de 180%, evidenciando sua replicabilidade em novos cenários.

     

    MENÇÕES HONROSAS

     

    Projeto:

    Plantando e Colhendo Saúde

    Coordenador:

    Alessandra Cristina Pupin Silvério

    Mantenedora:

    Fundação de Ensino e Tecnologia de Alfenas

    Mantida:

    Universidade José do Rosário Vellano

    Estado:

    MG

    Tel:

    (35) 3299-3105

    Resumo:

    O Projeto é realizado no sul de Minas Gerais, corroborando a importância da interface pesquisa-extensão. Famílias rurais de 26 municípios do Sul de Minas foram diagnosticadas com intoxicações agudas e crônicas pelo uso de agrotóxicos. A agricultura familiar predomina na região, colocando em risco a saúde dos trabalhadores, das crianças e gestantes. Objetivamos conhecer a situação de saúde e demais situações que envolvem as famílias rurais expostas a agrotóxicos. Prevenir, diagnosticar e tratar as intoxicações; diminuir o uso dos agrotóxicos; capacitar, informar e orientar através de palestras e cursos e realização de exames. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, de natureza epidemiológica mista. A técnica empregada para este trabalho de investigação científica será aquela apropriada aos estudos de inquérito populacional. As variáveis de exposição serão as variáveis epidemiológicas de pessoa (sexo, idade etc), sinais e sintomas clínicos.

    Ações: Cursos para médicos e enfermeiros em diagnóstico e tratamento de intoxicações por agrotóxicos nas UBS; capacitação de acadêmicos em diagnóstico e tratamento de intoxicações para ministrar oficinas informativas e para realização de exames laboratoriais; realização da determinação da atividade das colinesterases plasmática, eritrocitária e total para diagnóstico e acompanhamento de intoxicações; criação de linha de pesquisa com iniciação científica nessa área; promoção de acesso à informação às comunidades de minorias; capacitação, informação e orientação às escolas, cooperativas, empresas e instituições; produção e distribuição gratuita de cartilhas sobre perigos e uso correto de agrotóxicos e EPI; campanha entre profissionais de saúde  para correta notificação de intoxicações agudas e crônicas com agrotóxicos; desenvolvimento de aplicativo para diagnóstico de intoxicações a agrotóxicos. A estratégia de busca das referências e bases de dados foram feitas a partir de pesquisas do SciELO e PubMed.

     

    Projeto:

    Consultoria Estratégica de Negócios

    Coordenador:

    Valmir Aparecido Conde

    Mantenedora:

    Centro de Ensino Superior Strong

    Mantida:

    Strong Business School

    Dirigente:

    Eduardo Henrique Becker

    Estado:

    SP

    Tel:

    (11) 4433-6161

    Resumo:

    A Instituição de Ensino Strong Business School, localizada nas regiões de Santos e Santo André, São Paulo, trabalha com os alunos dentro dos Núcleos de Extensão ações conectadas com a sociedade incluindo as empresas. Trabalha em um dos Núcleos de Extensão a disciplina Consultoria Estratégica de Negócios/CEN, ministrada no último ano do curso de Administração, onde os alunos desenvolvem um trabalho interdisciplinar. Considerada um Projeto Integrador, trabalha-se na disciplina um conceito inovador de metodologia-Aprender Fazendo (Learning by Doing), para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos. O trabalho consiste em os alunos realizarem uma consultoria empresarial numa empresa real no semestre letivo, permitindo assim os alunos obterem uma visão sistêmica da empresa. A disciplina é ministrada pelo professor Valmir A. Conde, coordenador de programas acadêmicos. O trabalho de Consultoria Estratégica de Negócios tem início com a formação de equipes de trabalho e definição de uma empresa para cada equipe. O professor coordenador da disciplina convida empresas para participarem do projeto. As empresas apresentam para as equipes problemas/fragilidades/melhorias–desafios/dores que impactam no resultado operacional.

    A partir deste input, as equipes de trabalho iniciam um processo de entendimento da situação apresentada pela respectiva empresa a ser trabalhada. Estudos são iniciados para entendimento dos desafios/dores com a utilização de ferramentas e metodologias já estudadas nas disciplinas: Administração Estratégica, Administração de Operações/Logística/Sistema de Informação), Administração de Serviços, Administração Financeira, Administração Mercadológica, Administração de Recursos Humanos. Em complemento ao mapeamento dos desafios/dores, é condição sine qua non uma interação direta com os empresários/gestores por meio de reuniões semanais nas empresas/online. O trabalho encerra-se no final do semestre letivo com a entrega pelas equipes, para as empresas.