1º LUGAR
Projeto: |
Olimpíada Jurídica |
Coordenadora: |
Paula Castello Miguel |
Mantenedora: |
Sociedade de Ensino Superior de Vitória Ltda. |
Presidente: |
Antônio José Ferreira Abikair |
Mantida: |
Faculdade de Direito de Vitória (FDV) |
Dirigente: |
Antônio José Ferreira Abikair |
Estado: |
ES |
Tel: |
(27) 3041-3672 |
E-Mail: |
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Resumo: |
A Olimpíada Jurídica da FDV é uma ideia inovadora que procura estimular o estudo da ciência do direito, desenvolvendo o conhecimento jurídico por meio de novas estratégias metodológicas de capacitação do aluno da graduação e da criação de tecnologia pedagógica que permite a interação entre as instituições de ensino superior do Brasil. Trata-se de competição de nível nacional entre equipes de quatro componentes, realizada em três fases, sendo as duas primeiras on line e a última presencial. A primeira conta com 30 questões objetivas, a segunda com dois casos e a terceira com um problema, complementado com um elemento surpresa. A Olimpíada tem conseguido envolver centenas de alunos, de até 17 estados da Federação, distribuídos entre as mais diversas instituições de ensino superior, públicas e privadas |
MENÇÕES HONROSAS
Projeto: |
Mediação Escolar - incluindo jovens e fortalecendo líderes pelo diálogo e pela arte |
Coordenadora: |
Lilia Maia de Morais Sales |
Mantenedora: |
Fundação Edson Queiroz |
Mantida: |
Universidade de Fortaleza (Unifor) |
Dirigente: |
Fátima Maria Fernandes Veras |
Estado: |
CE |
Tel: |
(85) 3477-3110 |
E-Mail: |
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Resumo: |
O Projeto “Mediação Escolar – incluindo jovens e fortalecendo líderes pelo diálogo e pela arte” foi idealizado para envolver, empoderar e transformar a vida de estudantes, entre 14 e 18 anos, de escolas públicas de Fortaleza/Ceará, por meio da mediação de conflitos e direitos humanos, valendo-se da arte como forte aliada no aprendizado. Os alunos participam de aulas semanais, pesquisam sobre violência e pacificação, ministram palestras, formam grupos de estudos em suas escolas, apresentam trabalhos científicos e musicais, expressando e multiplicando o conhecimento. “Nada compara o que a gente vive aqui...” “Foi através da Mediação que eu consegui saber quem eu sou”, “a mediação tá mudando a minha vida”. Em 2012 o projeto continua (ampliado para 45 estudantes bolsistas) e, além das aulas e implantação do projeto piloto de núcleo de mediação, acontecerão15 apresentações públicas, em forma de musical, para 5.000 alunos de escolas públicas, financiado pelo Ministério da Cultura, disseminando a paz e o aprendizado por meio da arte. |
Projeto: |
Programa Integrado Município Sustentável: Benevides em Foco |
Coordenador: |
Mário Vasconcellos |
Mantenedora: |
União de Ensino Superior do Pará |
Mantida: |
Universidade da Amazônia (Unama) |
Mantida: |
Universidade da Amazônia |
Dirigente: |
Profa. Dra. Ana Célia Bahia |
Estado: |
PA |
Tel: |
(91) 4009-3282 |
E-Mail: |
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Resumo: |
O Programa Integrado “Município Sustentável: Benevides em Foco” é uma proposta que concilia os objetivos básicos de ensino, pesquisa e extensão da universidade com as demandas das coletividades que compõem o município de Benevides (PA). A Unama coloca à disposição de Benevides toda a sua capacidade instalada de pesquisa e extensão para contribuir com a implantação de um modelo de desenvolvimento municipal sustentável. Benevides é um município pobre e em fase acelerada de transformação econômica e socioespacial apresentando-se como área periférica da Região Metropolitana de Belém. Na prática, a Unama direciona-se de forma especial ao município, disponibilizando serviços por meio de cursos e projetos de pesquisa e extensão e do envolvimento de alunos, professores e funcionários |
PROJETOS DE DESTAQUE
Considerando a qualidade dos trabalhos que integraram o grupo selecionado de projetos e objetivando estimular a continuidade de ações, a diretoria da ABMES acatou a sugestão da Comissão Julgadora de conceder um certificado denominado “Projeto Destaque do Prêmio Top Educacional” aos dirigentes da mantenedora e da mantida e aos coordenadores dos projetos abaixo relacionados:
Projeto: |
Integração Direito, Arte e Cultura como metodologia de ensino jurídico para a aprendizagem significativa: uma transformação dos espaços em formação acadêmica e cidadã |
Coordenador: |
Carlos Augusto Fernandes Eufrasio |
Mantenedora: |
Fundação Edson Queiroz |
Mantida: |
Universidade de Fortaleza (Unifor) |
Dirigente: |
Fátima Maria Fernandes Veras |
Estado: |
CE |
Tel: |
((85) 3477-3378 |
E-Mail: |
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Resumo: |
O papel da Universidade é o desenvolvimento de conhecimento, integralizando-se os âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão. Em especial, destaca-se a extensão, que propicia um conhecimento articulado com a realidade social na qual o discente e o docente estão inseridos. É na extensão que a Universidade consolida sua função social, ao articular a teoria à prática, os estudos acadêmicos científicos à práxis social. Neste sentido, o projeto “Direito à arte e cultura”, desenvolvido pelo Centro de Ciências Jurídicas – CCJ e Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Acadêmica – VIREX da Universidade de Fortaleza – Unifor, fomenta ao acadêmico do curso de Direito uma aprendizagem significativa, contextualizada e problematizada, transformando espaços culturais em espaços acadêmicos de produção de conhecimentos científicos e de formação cidadã. |
Projeto: |
Banco de ações solidárias |
Coordenadora: |
Ellen Parrela |
Mantenedora: |
Fundação Vale do Gorutuba |
Mantida: |
Faculdade Vale do Gorutuba |
Dirigente: |
Vanilson Almeida |
Estado: |
MG |
Tel: |
(38) 3834-1027 |
Site: |
www.favag.edu.br |
Resumo: |
O Banco de Ações Solidárias foi criado com dois objetivos: 1)fomentar o cultivo de valores, criando uma cultura de solidariedade e proatividade entre estudantes e colaboradores da instituição; 2)instituir um mecanismo de gestão das ``Atividades Complementares`` e de pontuação válida para o Plano de Carreira da Faculdade. Em síntese, é um mecanismo para descobrir, incentivar e operar com talentos e habilidades de estudantes, professores,funcionários e pessoas da comunidade, talentos esses que são considerados ``ativos`` da Faculdade e colocados a disposição da comunidade acadêmica e da comunidade externa. Ao serem requisitados, tais talentos e habilidades passam a valer ``Hora-Ação``, moeda que valoriza os talentos colocados em ação. As ``horas-ações`` acumuladas podem ser convertidas em horas de ``Atividades Complementares`` e, numa segunda conversão, valer ``bônus`` de incentivo financeiro atribuido aos ``acionistas`` do Banco, ou seja, estudantes, docentes, funcionários e pessoas da comunidade. Os ``bônus financeiros`` podem ser utilizados para obter desconto em mensalidades de qualquer curso ofertado pela Faculdade e, nos casos dos docentes e funcionários,como pontuação válida para seu posicionamento no Plano de Carreira da instituição. |
Projeto: |
Dançando no escuro |
Coordenadora: |
Dulce Maria Rosa Cintra |
Mantenedora: |
Associação Prudentina de Educação e Cultura - APEC |
Mantida: |
Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) |
Dirigente: |
Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima |
Estado: |
SP |
Tel: |
(18) 3229-2077 |
E-mail: |
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |
Resumo: |
O trabalho com a dança é capaz de transformar a vida das pessoas portadoras de deficiência visual, proporcionando a superação de limites que são impostas pela condição de cegueira e baixa visão. Temos como objetivos analisar e verificar os benefícios ao desempenho motor e melhoria no aspecto psicológico, corporeidade e consciência de si através de conceitos básicos e noções espaciais trabalhados pela dança. Trata-se de um projeto de extensão que inserimos alunos da graduação do curso de Educação Física, uma vez que os participantes necessitam do tato para aprenderem os movimentos. É realizada na Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos e Escola Faradei Boscoli, localizada no Jardim Itapura II, na cidade de Presidente Prudente (SP). As atividades de Dança educativa são aplicadas para as crianças na faixa etária de de 06 a 12 anos e atividades de Pilates com os adultos, e acontecem semanalmente desde 2003. |