facebook reduzida  x reduzida linkedin reduzida   instagram reduzida youtube reduzida 

    REGULAMENTO

    Confira as regras para participar do Prêmio Top Educacional

    INICIAL TOP EDUCACIONAL 2025 Icon 02 REDUZIDA PAPEL

    Prêmio TOP Educacional 23ª Edição

     

    1º LUGAR

     

    Projeto:

    Narizes de Plantão

    Coordenador:

    Mauro Fantini Nogueira Martins

    Mantenedora:

    União Social Camiliana

    Mantida:

    Centro Universitário São Camilo

    Estado:

    SP

    Tel:

    (11) 2588-4000

    Resumo:

    Como inovar e inserir humanização e empatia no ensino superior da área da saúde de modo prático, eficiente e divertido?

    O projeto Narizes de Plantão realiza visitas periódicas a hospitais, usando a linguagem do palhaço. Muitas iniciativas similares existem no mundo e a maioria tem o objetivo de transformar o ambiente hospitalar, por meio de intervenções lúdicas. Esse também é UM dos objetivos dos Narizes de Plantão, mas não o único.

    O projeto busca inserir uma atividade artística dentro do ensino superior da área da saúde, como uma ferramenta educacional para a formação mais completa de futuros profissionais da saúde. Tudo isso é feito com base na linguagem do palhaço.

    Os participantes são selecionados anualmente, entre todos os interessados da instituição, e então passam por um treinamento artístico intenso de 60 horas sobre a linguagem do palhaço. Todos são alunos de graduação da área da saúde. Após o treinamento, os alunos passam a visitar dois hospitais parceiros como palhaços.

    A experiência de treinamento e atuação como palhaços traz aos alunos novas visões e reflexões sobre as relações humanas, que podem ser úteis na vida profissional futura de cada um. Há alunos que relatam ter aprendido a olhar mais nos olhos das pessoas, durante uma interação social. Há outros que dizem estar mais atentos aos seus pacientes e que os escutam "como se fosse a primeira vez". Alguns também contam que trabalham melhor em grupo depois de ter entrado em contato com o mundo do clown, pois aprenderam a improvisar e a aceitar as propostas dos outros.

    Acreditamos que esse treinamento artístico pode ensinar ao futuro profissional da saúde habilidades sociais indispensáveis para a profissão. Dessa maneira, o projeto atua como ferramenta de educação, somando-se ao ensino técnico já abordado na universidade.

    O projeto foi fundado em 2010 e, desde então, já formou 163 alunos. Foram realizadas 493 visitas aos hospitais e foram atendidas mais de 44.000 pessoas.

    E continuaremos!

     

    MENÇÕES HONROSAS

     

    Projeto:

    Implosão da educação superior tradicional: o caso da Celso Lisboa

    Coordenador:

    Rodolfo Bertolini

    Mantenedora:

    Instituto Superior de Ensino Celso Lisboa

    Mantida:

    Centro Universitário Celso Lisboa

    Estado:

    RJ

    Tel:

    (21) 3289-4722

    Resumo:

    Em 2014, a Celso Lisboa, realizou uma série de pesquisas com seus estudantes e professores e os resultados mostraram que a forma de ensinar não evoluiu com o passar dos anos. Apesar de saber que esse diagnóstico retratava o cenário educacional brasileiro, a Celso decidiu protagonizar uma mudança na educação superior.

    Como parte desta decisão, criou-se uma equipe de inovação pedagógica, que tinha como objetivo pesquisar e prototipar inovações que levassem à aprendizagem efetiva. Em 2015, a equipe realizou experimentações com diferentes professores e estudantes, utilizando metodologias ativas como princípio.

    No entanto, foram encontradas as seguintes barreiras: falta de tempo dos professores para planejamento das aulas, o formato da matriz curricular por disciplinas, etc. Diante disso, a Celso optou por implodir o modelo tradicional de ensino e, a partir de 2016, apenas nos cursos de gestão, os estudantes passaram a estudar por competências e não mais por disciplinas, desenvolvendo a solução de problemas reais, com a mediação de dois professores ao mesmo tempo em sala, em uma estrutura física que estimulava a colaboração.

    Apesar disso, uma nova rodada de pesquisas mostrou a necessidade de alguns pontos de melhorias por exemplo, uma maior autonomia para os estudantes. A partir de 2017 todos os cursos passaram a organizar-se por competências, a aprendizagem baseada em projetos passou a ser adotada como pilar do modelo pedagógico e a mediação dos professores em sala de aula passou a buscar maior protagonismo dos estudantes no seu processo de aprendizagem.

    Após um ano de vivência neste modelo, pesquisas revelam o alto índice de engajamento, motivação e comprometimento com a própria aprendizagem por parte dos estudantes. Além disso, com o acompanhamento dos projetos pode-se verificar o aumento do nível de aprofundamento dos estudantes e o real desenvolvimento de competências, onde não só os conteúdos são priorizados, mas também habilidades e atitudes.

     

    Projeto:

    Trilhas de Empreendedorismo e Inovação

    Coordenador:

    Luis Alberto Figueiredo de Sousa

    Mantenedora:

    ISCP Sociedade Educacional LTDA

    Mantida:

    Universidade Anhembi Morumbi

    Estado:

    SP

    Tel:

    (11) 3847-3133

    Resumo:

    Você já ouviu falar empreendedorismo e tem dúvidas se deve seguir este caminho? Tem ideias inovadoras com frequência, ou identifica possibilidades de melhoria com facilidades? Já pensou em ter o seu próprio negócio? Há estudantes que respondem sim para essas perguntas e não encontram amparo na grade dos cursos para tornar realidade o que almejam. Há também estudantes que entram na universidade com a expectativa de que o diploma alavanque sua progressão de carreira no mercado de trabalho formal.

    Nesse contexto, foram criadas as trilhas de empreendedorismo e empregabilidade. Ambas contam com quatro encontros agendados ao longo do semestre. Em cada encontro o estudante fica frente a frente com profissionais de mercado partilham suas experiências em temas que vão desde a descoberta do empreendedorismo como opção de carreira até análises de mercado de trabalho utilizando técnicas específicas. A trilha é feita para os estudantes regulares do curso de Engenharia da UAM.

    Os encontros ocorrem nas instalações físicas de empresas e também fora do horário de aulas, aos sábados no ambiente da Universidade. Há um forte trabalho de coordenação entre diversos departamentos da Universidade, tanto para conferir o aspecto institucional perante as empresas, quanto para assegurar ao estudante que ele terá acesso a conteúdos e encontros de qualidade com o aval acadêmico.Nesses encontros busca-se desenvolver a percepção de competências (conforme definido por Fleury & Fleury em 2003 e também e Chiavenato, 2008).

    Mostra-se que a Universidade propicia o conhecimento, mas as habilidades e as atitudes dependem da iniciativa do estudante em querer progredir. Também é estimulada a ampliação da rede de contatos (network) com foco na profissão e no empreendedorismo. Na trilha de empreendedorismo os estudantes passam por temas como o desafio da escolha de uma atividade empreendedora, como se avalia uma ideia inovadora, como se obtém apoio para desenvolver tal ideia.