REGULAMENTO

    Confira as regras para participar do Prêmio Top Educacional

    TOP2023 iconeRegulamento

    MATERIAL DE APOIO

    Faça o download dos arquivos de divulgação do Prêmio

    TOP2023 iconeMaterial

    Edição - 1999

     

    1º LUGAR

     

    Título da Proposta:

    "Projeto pedagógico do curso de Medicina". Universidade São Francisco. (Bragança Paulista, SP)

    Coordenador:

    Sérgio Luiz Martin Nardy

    Resumo:

    A mudança curricular do "Projeto pedagógico do curso de Medicina" tem como meta criar oportunidades para mudanças no comportamento humano que não poderão ser obtidas com as propostas tradicionais de formação nesta área. "O médico requisitado pelas estruturas de saúde impostas pelas diferentes nações deverá ser um cidadão compromissado com os seus semelhantes, compreendendo-os com seres integrais sujeitos às interferências do ambiente e de suas psiques". Para atingir este perfil, o curso passou a implementar a metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) derivada da teoria de que a aprendizagem é um processo pelo qual quem aprende constrói, ativamente, o conhecimento.

     

    MENÇÕES HONROSAS

     

    Resumo:

    Projeto "O jornal-laboratório Revelação e a humanização da narrativa jornalística". (Universidade de Uberaba, MG)

    Diferentemente de uma atitude passiva profissional, o curso de Comunicação Social da instituição adota uma postura proativa sintonizada com ilhas de excelência que viabilizam a transformação da atividade jornalística e com a emergência de promissores novos paradigmas, em diferentes campos do conhecimento. Dentre as medidas implementadas para a reformulação do projeto do curso, estão a inclusão de conceitos inovadores (entrevista de compreensão, jornalismo literário etransdisciplinariedade); de práticas desinibidoras de texto e de ferramentas culturais.

    Resumo:

    "Pólo de modernização tecnológica. Universidade de Santa Cruz do Sul. (Santa Cruz do Sul, RS)

    O Pólo de Modernização Tecnológica, do Vale do Rio Pardo é um instrumento de integração da Universidade de Santa Cruz do Sul com os diversos parceiros do espaço local e regional. Este projeto – que atua em região de grande desenvolvimento econômico e de localização privilegiada no estado do Rio Grande do Sul, congregando vinte e quatro municípios, numa área de mais de 15.000 km2 – tem como objetivo fomentar o desenvolvimento regional sustentado, por meio da execução de projetos de pesquisa e extensão e da prestação de serviços de natureza científica, tecnológica, social e econômica, sendo a interface natural entre as demandas da comunidade e do meio acadêmico.