icon facebook 2020 top  icon twitter 2020 top icon linkdin 2020 top   icon instagram 2020 top icon youtube 2020 top 

    “Hoje em dia nossa faculdade inteira gira em torno da inovação”

    smart campus facens

    Para a coordenadora do projeto Smart Campus Facens, que venceu da 22ª edição, a visibilidade nacional e internacional da ABMES é essencial para o sucesso dos trabalhos ganhadores. Depois da premiação, a faculdade teve uma sequência de reconhecimentos que ajudaram a instituição a conseguir mais parceiros, professores, alunos e investimentos

    “Ganhar o Prêmio Top Educacional nos abriu portas em espaços nacionais e internacionais, além de ter incentivado o nosso crescimento. Um reconhecimento desse nível ajudou a tornar o projeto um dos principais investimentos da Faculdade de Engenharia de Sorocaba”. A afirmação foi feita por Regiane Relva Romano, coordenadora geral da iniciativa vencedora da 22ª edição do Prêmio Top Educacional Professor Mário PalmérioSmart Campus Facens.

    A ação, que desenvolve, implementa, testa, analisa e replica soluções para cidades inteligentes, utilizando o campus universitário como área para estudos das soluções que possam ser replicadas nas cidades, foi escolhido, em 2016, por uma comissão julgadora formada por quatro personalidades da área educacional e recebeu o grande prêmio de R$ 10 mil.

    A coordenadora explicou que, depois da premiação, a faculdade teve uma sequência de reconhecimentos que ajudaram a instituição a conseguir mais parceiros para o projeto, mais professores, mais alunos, mais investimentos e a ter maior visibilidade interna e externa.

    “Hoje em dia, devido a reconhecimentos como esse da ABMES, nossa faculdade inteira gira em torno da inovação e da mudança de paradigmas dos cursos para que todos olhem para as cidades inteligentes, humanas e sustentáveis como uma forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, explicou Regiane. “A ABMES tem visibilidade dentro e fora do país, ou seja, os projetos que são reconhecidos pela Associação ganham uma enorme repercussão”, acrescentou.

    Hoje, a iniciativa, que prioriza a transformação de problemas reais em soluções aplicáveis no contexto urbano, alinhando-as com as necessidades, crises e desafios do Brasil para as próximas décadas, dá suporte ao Smart City do Inmetro. Realizado em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o projeto está criando, no Rio de Janeiro/RJ, um ambiente de demonstração, teste e certificação de tecnologias para as cidades inteligentes.

    Exemplo para outras instituições

    Após a repercussão gerada pela premiação, diversas instituições entraram em contato com a coordenação do projeto e iniciaram a construção de campiinteligentes por todo o Brasil, como o Dextra, da Universidade de Brasília (UnB), que foi inspirado no Smart Campus Facens.

    Menções honrosas

    Além do prêmio principal, a iniciativa fornece até duas menções honrosas no valor de R$ 2.500 cada. Na 22ª edição, elas foram concedidas à Universidade de Brasília (UnB), que concorreu com o projeto "Método Trezentos: Aprendizagem ativa e colaborativa", e à Universidade Positivo com a iniciativa "Formação de professores: sucesso na inovação do curso de Pedagogia".

    23ª edição
    As inscrições para a edição de 2018 do Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério já estão abertas. Para participar é preciso ter vínculo institucional com alguma IES, que pode ser pública ou particular, associada ou não à ABMES.

    Confira o regulamento.

    Sobre o prêmio

    O Prêmio Top Educacional foi criado em dezembro de 1992, pelo então presidente da ABMES, Édson Raymundo Pinheiro de Souza Franco. Em 1997 passou a ser denominado Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério, em homenagem ao fundador da Universidade de Uberaba, falecido em 1996. Palmério era educador, político, músico, diplomata e escritor. São de sua autoria as obras Vila dos Confins e Chapadão do Bugre. Em 1969, o professor assumiu a vaga de Guimarães Rosa na Academia Brasileira de Letras.

    © 2021 ABMES. Todos os Direitos Reservados
    abmes log bottom trans.fw 
    SHN Qd. 01, Bl. “F”, Entrada “A”, Conj. “A” Edifício Vision Work & Live, 9º andar - Brasília/DF (61) 3322-3252 | abmes@abmes.org.br