facebook reduzida  x reduzida linkedin reduzida   instagram reduzida youtube reduzida 

    REGULAMENTO

    Confira as regras para participar do Prêmio Top Educacional

    INICIAL TOP EDUCACIONAL 2025 Icon 02 REDUZIDA PAPEL

    Saiba quem foi Mário Palmério, educador homenageado pelo Prêmio Top Educacional

    Mário Palmério. Foto: Uniube

    Um dos fundadores da ABMES, ele atuou como professor, educador, político e romancista. O patrono do Prêmio fundou colégios, escolas técnicas e as primeiras faculdades de direito, medicina e engenharia do triângulo mineiro. Em 2018 a Associação realiza a 23ª edição da premiação. Inscrições abertas até 23 de março

    O Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério, promovido a cada dois anos pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), tem como patrono o educador, político e romancista Mário Palmério. Nascido em março de 1916, Palmério é natural de Monte Carmelo, em Minas Gerais, e foi um dos fundadores da ABMES.

    Inicialmente chamado de Prêmio Top Educacional, a atividade passou a ser denominada Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério a partir de 1997 para reverenciar a memória de um dos mais importantes visionários na área da educação do século XX. Ele fundou colégios, escolas técnicas e as primeiras faculdades de direito, medicina e engenharia do triângulo mineiro.

    Universidade de Uberaba

    Palmério participou da fundação, em 1940, na cidade de Uberaba/MG, da instituição Lyceu do Triângulo Mineiro. Sete anos depois, ele criou a primeira Faculdade de Odontologia do Triângulo Mineiro e, em menos de dez anos, participou da implantação de outras duas escolas: a Faculdade de Direito do Triângulo Mineiro, em 1951, e a escola de Engenharia do Triângulo Mineiro, em 1956. Depois dessas conquistas, diversos outros cursos e faculdades foram criados, abrindo caminho para a expansão da educação superior no estado.

    Em outubro de 1988, Mário assistiu, no gabinete do então ministro da Educação em Brasília/DF, à assinatura do reconhecimento da Universidade de Uberaba (Uniube), assumindo logo em seguida a reitoria da instituição. Ele permaneceu no cargo até abril de 1996, quando faleceu.

    Também escritor, ele é autor de livros famosos como “Vila dos Confins” e “Chapadão do Bugre”. Já na vida política, Palmério foi eleito deputado federal por dois mandatos. Ele também foi embaixador do Brasil no Paraguai e tornou-se compositor de grande prestígio no meio artístico de Assunção, cidade em que compôs a sua mais famosa guarânia, intitulada “Saudade”.

    Ele é o quarto ocupante da cadeira dois da Academia Brasileira de Letras (ABL), sucessor de Guimarães Rosa e recebido pelo acadêmico Cândido Mota Filho em 22 de novembro de 1968.

    Centenário

    Em 2016, foi comemorado o centenário de Mário Palmério. Para celebrar, a Uniube realizou, durante todo o ano, projetos que relembraram e divulgaram a sua história e seus trabalhos.
    Entre as inúmeras ações, em parceria com a Academia de Letras do Triângulo Mineiro, a instituição reeditou as obras de Palmério como o romance Chapadão do Bugre.

    23ª edição

    As inscrições para a edição de 2018 do Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério estão abertas. Para participar é preciso ter vínculo institucional com alguma IES, que pode ser pública ou particular, associada ou não à ABMES.

    Confira o regulamento.