O projeto "InteliGente", desenvolvido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Cornélio Procópio, é o grande vencedor da 26ª edição do Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério. A iniciativa, que capacita alunos a criar soluções de Inteligência Artificial com impacto social e foco no Sul Global, foi reconhecida por ir além da teoria, com um impacto estimado que alcança cerca de 10 mil pessoas diretamente e mais de 200 mil indiretamente.
A cerimônia de premiação ocorrerá em 2 de dezembro, durante seminário de encerramento do ano de 2025 da ABMES.
Além da proposta vencedora, a Comissão do Prêmio concedeu menções honrosas a outras três iniciativas. Foram elas: "Graduação multi UNESC - Programa de inovação curricular e pedagógica", da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC; “Inovação sustentável nos cuidados capilares: formulação de shampoo sólido com óleo de bacaba (oenocarpus bacaba)”, do Centro Universitário da Amazônia - UNAMA Santarém; e “Trilha de inovação: formação empreendedora e transformação social por meio da trabalhabilidade”, da UNINASSAU Recife – Graças.
As propostas passaram pelo crivo da Comissão Julgadora coordenada pela Gerente de Operações da ABMES, Sabrina Moraes; e composta por Gilberto Garcia, Diretor Técnico da ABMES; Júlio César Ferreira, Diretor de Comunicação e Redes Sociais da Escola Superior Aberta do Brasil; Maximiliano Damas, Assessor da Presidência do Centro Universitário de Volta Redonda (FOA); e Valdemar Ottani, Diretor da Âncora Planejamento Estratégico.
InteliGente
O "InteliGente" nasceu da premissa de que, embora a Inteligência Artificial seja uma ferramenta poderosa para inovações em saúde, agricultura e outras áreas, seu desenvolvimento tem se concentrado majoritariamente em países avançados, negligenciando os desafios específicos de regiões menos desenvolvidas, como o Sul Global. Em resposta a essa disparidade, o projeto foi criado para garantir a distribuição equitativa desses benefícios, capacitando estudantes a desenvolver e aplicar soluções de IA com foco em impacto social real.
Clique aqui e acesse a página do projeto.
Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério
Criado em 1992 e realizado a cada dois anos, o Prêmio Top Educacional Professor Mário Palmério busca identificar e divulgar propostas criativas e inovadoras e que abordem temas atuais e urgentes como empreendedorismo, Agenda ESG (Ambiental, Social e Governança), internacionalização, entre outros, com resultados comprovados.
Para participar é preciso ter vínculo institucional com alguma IES, pública ou particular, associada ou não à ABMES.
Além do prêmio em dinheiro, a Associação destina uma edição anual do ABMES Cadernos à publicação dos artigos assinados pelos coordenadores das propostas vencedoras. Por meio dessas publicações, as ações ganham visibilidade nas demais IES do Brasil e do exterior.
